Solidariedade

Oportunidade de ajudar quem também ajuda

Mais de 20 entidades assistenciais serão beneficiadas com itens arrecadados na primeira edição do Dia de Doar em Pelotas

O último dia de novembro será destinado à solidariedade em Pelotas. Nesta terça-feira, das 8h às 18h, o Largo Edmar Fetter, no Mercado Público, receberá a ação do Dia de Doar. A atividade, que é realizada mundialmente, busca arrecadar todos os tipos de contribuição como alimentos não perecíveis, brinquedos, roupas, sangue, apoio financeiro entre outros. Na programação estão previstas apresentações artísticas e a assinatura da lei que institui a data no calendário oficial da cidade.

Criado em 2013 nos Estados Unidos com o nome de "Giving Tuesday'', que significa terça-feira da doação, a atividade possui o intuito de promover a generosidade. Aos poucos, o Dia de Doar foi se espalhando pelo mundo e, no Brasil, é realizado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) em parceria com o Instituto Mol. No ano passado, foram arrecadados em todo país R$ 2 milhões em doações on-line.

Esta é a primeira edição do evento em Pelotas e conta com a organização da Associação de Pais de Down de Pelotas (ApadPel). Serão mais de 20 entidades beneficiadas e os interessados podem levar suas contribuições em formato drive-thru, que estará na rua Lobo da Costa, entre Andrade Neves e 15 de Novembro. As primeiras 200 pessoas que colaborarem ganharão bottons da campanha. No local também haverá estruturas montadas para que as instituições prestem esclarecimentos sobre o trabalho desenvolvido e a importância de ajuda para manter os serviços.

Diretora financeira da ApadPel, Cátia Vieira explica que o intuito da data é promover uma corrente entre as entidades e mobilizar a comunidade. "Temos tantas entidades que trabalham para ajudar, fazer o bem, e decidimos nos unir e criar esse movimento, dando as mão e provando que juntos somos mais fortes e podemos dar um passo maior. Trabalhando em prol da solidariedade e de ajudar seus assistidos."

Iniciativa será lei

Entre a programação do evento está a assinatura da lei que inclui o Dia de Doar no calendário oficial de Pelotas. O projeto do vereador Cristiano Silva (PSDB) institui o terceiro dia após o Dia Nacional de Ação de Graças para a realização do evento. Também estão previstas atividades alusivas sobre a ação como divulgação, incentivo e mobilização de empresas, instituições, órgãos do governo e a comunidade por uma cidade mais empática e voluntária.

Na justificativa, o parlamentar diz que a aprovação do PL vem ao encontro da atual situação de dificuldade financeira que muitas entidades do município enfrentam por conta da recessão econômica. O presidente da Câmara de Vereadores diz que a ação é importante para criar uma cultura de doação, onde não somente contribuições em dinheiro podem ser dadas, mas também serviços.

"Doar é um ato de amor ao próximo que humaniza e enobrece o ser humano. Isso porque, ao ajudar aqueles que mais precisam, contribuímos com uma sociedade mais justa e igualitária. Promovendo a cultura da doação, promovemos uma iniciativa que pode transformar a vida de muitas pessoas", diz a justificativa do texto da legislação.

Programação do Dia de Doar

8h - Abertura da Feira
15h - Apresentação da ONG Anjos e Querubins
16h - Ato de Assinatura da Lei que será sancionada
17h - Espetáculo de dança Ritmos Brasileiros
18h - Encerramento

Materiais que podem ser doados

- Alimentos não perecíveis
- Brinquedos
- Sangue
- Material de higiene
- Trabalho voluntário
- Lenços
- Toucas
- Cabelos
- Brinquedos com som e luz para estimulação precoce
- Livros de literatura
- Baldes
- Produtos de limpeza
- Novelos de lã
- Tecidos e aviamentos
- Material esportivo
- Leite em pó
- Fraldas
- Remédios
- Cadeiras de rodas
- Muletas
- Apoio financeiro
- Jogos didáticos
- Tintas de paredes e artesanato
- Livros
- Absorventes
- Material escolar
- Tampinhas plásticas
- Apoio financeiro
- Material escolar
- Camisolas
- Pijamas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dia de Combate à Aids terá atividades no Largo do Mercado Central Anterior

Dia de Combate à Aids terá atividades no Largo do Mercado Central

Comitê Covid lança Nota Técnica sobre melhora no cenário e traz informações sobre a variante Ômicron Próximo

Comitê Covid lança Nota Técnica sobre melhora no cenário e traz informações sobre a variante Ômicron

Deixe seu comentário